Cogumelos Shiitake

O Shiitake é um cogumelo comestível apreciado na gastronomia internacional. Além disso, estudos recentes apontam o Shiitake como um dos cogumelos comestíveis considerado fonte de ácido fólico, importante na dieta das gestantes, para evitar mal-formações no feto e idosos. Oriundo do Japão,é cientificamente conhecido como Lentinula edodes, sendo o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo. Seu nome tem origem da junção de duas palavras japonesas: Shii, que é uma árvore parecida com carvalho e Take, que significa cogumelo. É um alimento muito conhecido por suas propriedades nutricionais, rico em sais minerais, proteínas, carboidratos e vitaminas, principalmente do complexo B e vitamina D.
O Shiitake apresenta conteúdo protéico próximo ao encontrado em alimentos de origem animal, porém com a vantagem de apresentar baixa concentração de gordura. Em sua formação são encontrados todos os aminoácidos essenciais (lisina, methionine, tripfano, treonina, valina, leucina, isoleucina, histidina e fenilalanina). Sua aparência é de um guarda-chuva marrom, tem sabor rico e amadeirado, com textura de carne e aroma singular. De sua composição, aproveita-se tudo, pois a parte de cima pode ser grelhada, assada à brasa ou salteada, e de seu cabo pode-se preparar deliciosos caldos e sopas.
O Shiitake possui substâncias biologicamente ativas, já estudadas em várias universidades, principalmente do Japão e do EUA, comprovando várias propriedades medicinais tais como: controle de pressão arterial, redução do nível do colesterol, influencia sobre o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, pelo aumento das células T, e assim inibindo o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias causadoras de doenças em seres humanos.
Em sua constituição, encontram-se presentes todos os aminoácidos essenciais (lisina, methionine, triptofano, treonina, valina, leucina, isoleucina, histidina e fenilalanina) necessárias para a síntese protéica, sendo lisina mais abundante e o triptofano e methionine os de menor quantidade.
A principal propriedade medicinal e terapêutica atribuída aos cogumelos em geral, inclusive ao Shiitake, é a capacidade em potencializar a resposta imunológica do ser vivo.