Cultivo

Cultivo de Cogumelos Shiitake, Cogumelos Shiitake, Cultivo de cogumelos, Cogumelos Shitaki, Produção de cogumelo, Produção de cogumelos

A CCES é responsável pelo cultivo dos cogumelos do início ao fim. Do preparo da compostagem até e distribuição aos pontos de vendas. Essa é a receita de um produto confiável e de qualidade.

O início do cultivo se dá com a junção das sementes dos cogumelos à um composto que pode ser chamado também de substrato. Os elementos que compõem o substrato são 100% naturais, denominados como não OGM (organismo geneticamente modificado), ou seja, não transgênicos. A compostagem é balanceada e esterilizada na Autoclave – equipamento apropriado para esterilização dos blocos por tempo e temperatura adequados para cada tipo de fungo.

Após passada pela esterilização, a compostagem é encaminhada à inoculação, para que a semente seja introduzida.

Aqui o composto é esfriado até atingir a temperatura certa para receber a semente, micélio, nome dado às sementes dos cogumelos, é adicionado. Depois que os micélios são introduzidos ao composto, os recipientes são direcionados às câmaras de colonização, local onde os fungos irão se desenvolver gradativamente. O período mínimo para que a semente comece a se manifestar é de 1 semana, a uma temperatura e umidade regorosamente controlada.

Na 2ª semana, a temperatura de onde são preservadas as sementes é modificada para que os fungos dos cogumelos se desenvolvam um pouco mais rapidamente.

Após o período de um mês, o fungo já está desenvolvido o suficiente para ser transferido para as salas onde terminaram o ciclo de incubação e frutificação. Para que haja a frutificação (surgimento do cogumelo), os recipientes são levados a um processo de choque térmico, ou hidríco, para ativar a operação de desenvolvimento.

O frutificar leva aproximadamente 12 dias até que o cogumelo esteja pronto para ser colhido. Passado esse período, os fungos são recolhidos e selecionados para serem embalados.

O substrato retirado é utilizado como adubo orgânico pelos agricultores da região. Obs.: Esse composto que descartamos após o termino do ciclo, podem ser retirados gratuítamente em nossa unidade, esta pronto para ser usado em hotaliças em geral, produto 100% natural.

A última etapa é encaminhar os produtos fresquinhos aos pontos de vendas para dar mais sabor aos pratos dos consumidores.